Your are here : arfMedia ->
Blog ->
Blogueiro Alexandre ->
Como limpar e proteger o Windows de vírus
Publicidade | 18+
Como limpar e proteger o Windows de vírus
Quem usa Windows (ou
RUIMdows como eu chamo) está 100% do tempo em risco e deve dar uma atenção muito especial a segurança para tentar evitar as toneladas de vírus, trojans, backdoors, spywares e tudo de ruim que esse sistema operacional atrai. Eu não uso mais o Windows a mais de 10 anos, troquei por Linux e não pretendo nunca mais voltar a usar Windows...
Acontece que uma amiga iniciou um Mestrado da Universidade e por incrível que pareça ele teve que comprar um notebook Windows para conseguir formatar os trabalhos nas normas ABNT, coisa que não conseguimos fazer no Linux e no Mac.
Em uma semana com o notebook Windows novo, ele já estava praticamente um viveiro de vírus. Impressionante ! Ela baixou um e-book e junto acumulou cerca de 30 spywares instalados, que ao remover um, ele se auto-instalava novamente.
Aqui nesse post vou dar algumas dicas de como você pode se proteger de vírus e outros programas maliciosos que facilmente infectam computadores com Windows (não importa a versão).
Recomendo que você tenha no seu computador com Windows pelo menos esses trës tipos de software de proteção: (não listei o firewall, pois alguns ativírus já oferecem)
- Anti vírus
- Anti malware
- Manutenção do lixo, cache e programas instalados e iniciados automaticamente
- Dicas de como instalar esses softwares
- Dicas finais
1 - INSTALAR ANTI VIRUS NO WINDOWSExistem vários anti-vírus para você escolher... para decidir pode consultar seus amigos ou técnicos de informatica para ver o que eles recomendam. Eu já usei o AVG, Microsoft Essentials, Avira, McAfee, Norton, Avast e Kaspersky. Achei muito pesado o McAfee e Norton... lembro até que tive que desinstalar pois estava conflitando com outros softwares e deixando a máquina muito pesada.
A maioria desses ativírus oferecem várias opções de configuração para que você consiga minimizar os riscos, principalmente para quem trabalha com internet conectada o tempo inteiro. Para isso oferecem opções como "proteção em tempo real", atualização online, e varredura do computador a qualquer instante.
Os softwares antivírus ficam sempre ativos, e deixam um pequeno ícone na barra inferior que você pode acionar e verificar se tëm algo errado. Em alguns casos, esse ícone fica vermelho ou laranja caso tenha algo errado: pode ser uma atualização disponível ou uma ameaça encontrada. Basta clicar no ícone para ver qual ação tomar. É muito fácil configurar, varrer o sistema e ter o seu Windows um pouco mais protegido.
2 - ANTI MALWAREA coisa é tão feia, que existem algumas ameaças que os antivírus não detectam e para isso existem softwares específicos que cuidam dessa parte. Imagine que você entra em um site infectado, que foi plantado um script nele, e um pequeno software baixa automaticamente em seu computador... esse software fica rodando sempre que você se conecta a internet, e sua ação pode ser enviar spam, capturar informações que você digita (senhas, contas bancárias, e-mails, etc.), ou acessar seu computador para buscar arquivos importantes com dados sigilosos. Seu computador fica mais lento e demora para abrir os softwares que você deseja usar.
Eu usei o software Malwarebytes que fez um trabalho perfeito e deixou o computador limpo e mais rápido.
Você pode instalar o Malwarebytes para fazer uma varredura a procura de softwares maliciosos e limpar tudo o que ele detecta e julgar ser uma ameaça para você. Rodando o Antivírus e o Malwarebytes, limpando completamente seu sistema Windows, você já irá notar a "carroça" andando um pouco mais rápido.
3 - LIMPEZA DO COMPUTADORDepois de ter limpado os vírus e os malwares, você pode fazer uma limpeza no seu disco para deixar o Windows mais rápido. Para isso, baixe e instale o software CCleaner (C-Cleaner).
Com esse software, se você não conhece muito sobre o Windows e programas instalados, peça ajuda de algum amigo que saiba mais a parte técnica. Basicamente você terá que seguir alguns passos para executar algumas tarefas de limpeza para deixar o Windows mais rápido:
Com o programa CCleaner aberto, entre nas opções listadas abaixo :
-
Ferramentas - Desinstalar : verifique programas que você não utiliza ou não conhece e desinsta-le todos. (consulte um técnico para evitar de desinstalar algo importante)
-
Ferramentas - Programas iniciados : verifique os processos que são iniciados ao ligar o computador. Muitos malwares iniciam por aqui, e você poderá excluir a entrada deles e outros programas suspeitos.
-
Registro -
Procurar Erros : Essa opção irá listar referências a arquivos que não estão funcionando mais. Explicando de modo simples: todos arquivos que você baixa no seu Windows (fotos, mp3, softwares, etc...) gera um tipo de tabela onde informa o Windows, onde esse arquivo está localizado. Tipo um endereço na sua agenda. O problema é que mesmo quando você deleta esse arquivo, essa referência ainda fica registrada e isso vai deixando o Windows cada vez mais pesado. Por isso é indicado fazer a limpeza no registro.
- Corrigir erros selecionados : ao clicar nessa opção, o CCleaner irá fazer a limpeza do registro do Windows. Você pode fazer uma cópia se segurança para recuperar caso algo dê errado.
-
Limpeza - Executar limpeza : Clique no botão inferior para iniciar a limpeza de seu computador com Windows.
Depois desses passos concluidos, reinicie o Windows e verifique a melhora da performance. Seu Windows deve estar mais rápido e os arquivos abrindo muito mais tranquilo do que antes.
DICAS:- Rode o anti virus e o Malwarebytes sempre !!
- Pelo menos uma vez por semana, execute uma limpeza com o CCleaner.
Caso você acha que ainda não está como imaginava, faça um backup de seus trabalhos, e compre um computador com Linux.
 |
Tela do Antivirus AVG para limpeza do Windows |
 |
Tela do CCleaner para limpeza do Windows |
 |
Tela do Malwarebytes para limpeza do Windows |