Blogueiro Alexandre
Your are here : arfMedia -> Blog -> Blogueiro Alexandre -> Como limpar e proteger o Windows de vírus

Como limpar e proteger o Windows de vírus

Quem usa Windows (ou RUIMdows como eu chamo) está 100% do tempo em risco e deve dar uma atenção muito especial a segurança para tentar evitar as toneladas de vírus, trojans, backdoors, spywares e tudo de ruim que esse sistema operacional atrai. Eu não uso mais o Windows a mais de 10 anos, troquei por Linux e não pretendo nunca mais voltar a usar Windows...
Acontece que uma amiga iniciou um Mestrado da Universidade e por incrível que pareça ele teve que comprar um notebook Windows para conseguir formatar os trabalhos nas normas ABNT, coisa que não conseguimos fazer no Linux e no Mac.

Em uma semana com o notebook Windows novo, ele já estava praticamente um viveiro de vírus. Impressionante ! Ela baixou um e-book e junto acumulou cerca de 30 spywares instalados, que ao remover um, ele se auto-instalava novamente.

Aqui nesse post vou dar algumas dicas de como você pode se proteger de vírus e outros programas maliciosos que facilmente infectam computadores com Windows (não importa a versão).

Recomendo que você tenha no seu computador com Windows pelo menos esses trës tipos de software de proteção: (não listei o firewall, pois alguns ativírus já oferecem)
- Anti vírus
- Anti malware
- Manutenção do lixo, cache e programas instalados e iniciados automaticamente
- Dicas de como instalar esses softwares
- Dicas finais

1 - INSTALAR ANTI VIRUS NO WINDOWS
Existem vários anti-vírus para você escolher... para decidir pode consultar seus amigos ou técnicos de informatica para ver o que eles recomendam. Eu já usei o AVG, Microsoft Essentials, Avira, McAfee, Norton, Avast e  Kaspersky.  Achei muito pesado o McAfee e Norton... lembro até que tive que desinstalar pois estava conflitando com outros softwares e deixando a máquina muito pesada.
A maioria desses ativírus oferecem várias opções de configuração para que você consiga minimizar os riscos, principalmente para quem trabalha com internet conectada o tempo inteiro. Para isso oferecem opções como "proteção em tempo real",  atualização online, e varredura do computador a qualquer instante.
Os softwares antivírus ficam sempre ativos, e deixam um pequeno ícone na barra inferior que você pode acionar e verificar se tëm algo errado. Em alguns casos, esse ícone fica vermelho ou laranja caso tenha algo errado: pode ser uma atualização disponível ou uma ameaça encontrada. Basta clicar no ícone para ver qual ação tomar. É muito fácil configurar, varrer o sistema e ter o seu Windows um pouco mais protegido.


2 - ANTI MALWARE
A coisa é tão feia, que existem algumas ameaças que os antivírus não detectam  e para isso existem softwares específicos que cuidam dessa parte. Imagine que você entra em um site infectado, que foi plantado um script nele, e um pequeno software baixa automaticamente em seu computador...  esse software fica rodando sempre que você se conecta a internet, e sua ação pode ser enviar spam, capturar informações que você digita (senhas, contas bancárias, e-mails, etc.), ou acessar seu computador para buscar arquivos importantes com dados sigilosos. Seu computador fica mais lento e demora para abrir os softwares que você deseja usar.
Eu usei o software Malwarebytes que fez um trabalho perfeito e deixou o computador limpo e mais rápido.
Você pode instalar o Malwarebytes para fazer uma varredura a procura de softwares maliciosos e limpar tudo o que ele detecta e julgar ser uma ameaça para você.  Rodando o Antivírus e o Malwarebytes, limpando completamente seu sistema Windows, você já irá notar a "carroça" andando um pouco mais rápido.


3 - LIMPEZA DO COMPUTADOR
Depois de ter limpado os vírus e os malwares, você pode fazer uma limpeza no seu disco para deixar o Windows mais rápido. Para isso, baixe e instale o software CCleaner (C-Cleaner).
Com esse software, se você não conhece muito sobre o Windows e programas instalados, peça ajuda de algum amigo que saiba mais a parte técnica. Basicamente você terá que seguir alguns passos para executar algumas tarefas de limpeza para deixar o Windows mais rápido:
Com o programa CCleaner aberto, entre nas opções listadas abaixo :

- Ferramentas - Desinstalar : verifique programas que você não utiliza ou não conhece e desinsta-le todos. (consulte um técnico para evitar de desinstalar algo importante)

- Ferramentas - Programas iniciados : verifique os processos que são iniciados ao ligar o computador. Muitos malwares iniciam por aqui, e você poderá excluir a entrada deles e outros programas suspeitos.

- Registro - Procurar Erros : Essa opção irá listar referências a arquivos que não estão funcionando mais. Explicando de modo simples: todos arquivos que você baixa no seu Windows (fotos, mp3, softwares, etc...) gera um tipo de tabela onde informa o Windows, onde esse arquivo está localizado. Tipo um endereço na sua agenda. O problema é que mesmo quando você deleta esse arquivo, essa referência ainda fica registrada e isso vai deixando o Windows cada vez mais pesado. Por isso é indicado fazer a limpeza no registro.

- Corrigir erros selecionados : ao clicar nessa opção, o CCleaner irá fazer a limpeza do registro do Windows. Você pode fazer uma cópia se segurança para recuperar caso algo dê errado.

- Limpeza - Executar limpeza : Clique no botão inferior para iniciar a limpeza de seu computador com Windows.


Depois desses passos concluidos, reinicie o Windows e verifique a melhora da performance. Seu Windows deve estar mais rápido e os arquivos abrindo muito mais tranquilo do que antes.


DICAS:
- Rode o anti virus e o Malwarebytes sempre !!
- Pelo menos uma vez por semana, execute uma limpeza com o CCleaner.

Caso você acha que ainda não está como imaginava, faça um backup de seus trabalhos, e compre um computador com Linux.



Tela do Antivirus AVG para limpeza do Windows
Tela do Antivirus AVG para limpeza do Windows

Tela do CCleaner para limpeza do Windows
Tela do CCleaner para limpeza do Windows

Tela do Malwarebytes para limpeza do Windows






 
  • <- As pessoas estão tristes
     
  • Fotos da Avenida Paulista   ->



  • v.2.0 -11

    Outros posts interessantes:

      > Comprar ingressos do UFC 175 Chris Weidman X Lyoto Machida

      > Malhar sem suplemento - é possível ?

      > Aeroporto de Porto Alegre - o pior de todos

      > Atentado na revista Charlie Hebdo - pense comigo

      > Como conseguir passagens aéreas baratas?



    Serviço de otimização / marketing de sites

    Contato

    Blogs: Blog de Moda  *   Dicas de Viagem   *  Alugar avião privado  *   Blog do Alexandre  *   Blog do Luxo  *   Alex   *   Punta del Este   *   Sushi Delivery São Paulo   *