Blogueiro Alexandre
Your are here : arfMedia -> Blog -> Blogueiro Alexandre -> YES - Close to the Edge - Análise do album

YES - Close to the Edge - Análise do album

YES - Close to the Edge - Análise do album
YES - Close to the Edge - Resenha e Análise do album - Comecei a escutar a banda YES a pouco tempo e alguns albums me chamaram a atenção. Um deles é o Close to the Edge que foi lançado em 1972 (quinto álbum da banda) que muitos consideram um álbum ótimo,  e como novato escutando essa banda eu gostei muito da primeira música que se chama justamente Close to the Edge e também considero um álbum excelente. Acho que esse álbum é um belo avanço comparado com os lançamentos passados da banda. Um progresso visível na minha opinião. Ainda, é importante falar que o estilo de música e letras são únicos e não se encontra nada parecido em outras bandas. Esse mesmo estilo pode ser visto em álbums futuros do YES como o Relayer, Drama, Going for the One. As bandas de rock progressivo por essa época começaram a investir em músicas mais longas com 10, 20, 30 minutos e até mais. Eu sempre fui fã desse tipo de música desde que seja muito criativa e muito bem trabalhada. Esse é o caso da faixa título desse álbum do YES.  São poucas as bandas que conseguem compor músicas enormes e que seguram o ouvinte e o YES com certeza é uma dessas bandas que junto com Jethro Tull, Pink Floyd e outros têm uma boa criatividade e talento de sobra para fazer esse tipo de trabalho. Bandas de heavy metal como o Iron Maiden também se destacam nesse tipo de música. É esse estilo que me chamou a atenção e gostei muito na banda YES e ao escutar o álbum Close to the Edge pela primeira vez, já sabia que ele estaria entre os meus álbuns favoritos dessa banda somente pela primeira música. Então se você acompanha rock progressivo e curte esse estilo de músicas longas, atualize sua lista incluindo essa obra. Vale  a pena !

Esse álbum possui somente 3 músicas, uma delas, a Close to the Edge está no lado A do LP com aproximadamente 19 minutos enquanto no lado B do disco estão mais 2 músicas que somam aproximadamente 18 minutos.  A capa do álbum é bem diferente das capas que a banda costuma fazer, com pinturas e desenhos bem cheios onde você pode ficar analizando por horas e descobrindo figuras escondidas. Diferente das outras capas, nesse álbum aparece simplesmente o título, nome da banda e o fundo é um degradê de verde até preto, que vai de baixo para cima sobrando um granulado verde com preto predominando o background. Na contra capa aparece novamente o título e o nome da banda com a lista de músicas e suas seções: Close to the Edge e And You and I com 4 partes e a última música Syberian Khatru.


A primeira faixa do álbum é a que realmente me agrada pois é muito bem trabalhada e cheia de variações. Nessa música pode ser notada 4 etapas com variações bem marcadas, principalmente a presença forte do baixo e do teclado. Logo no início da música você nota uma ótima combinação do baixo e da guitarra com uma marcação bem forte. O baixo usa uma bela descida de escala até que a guitara começa a fazer um acompanhamento a altura...  isso até o minuto 2:52 quando a música entra em sua segunda introdução. Durante toda música muito baixo e guitarra marcam um acompanhamento em um compasso muito criativo e bem trabalhado. Nessa primeira parte o teclado está ausente, mas ao longo da música ele terá um destaque enorme dando um toque muito especial.  As partes que a guitarra se destaca são realmente ótimas como se de esperar, pois o guitarrista da banda YES é ótimo.  Por ser uma música com muita variação e partes muito criativas, sem dúvida a Close to the Edge é o grande destaque desse disco. Uma interação ótima em suas partes diferentes, iniciando com baixo e guitarra predominando, depois temos somente vocal e teclado,  outra parte com baixo fortíssimo e teclado em um acompanhamento perfeito, e finalmente toda a banda junta.

YES - Close to the Edge - Resenha e Análise do album

Banda: YES
Álbum: Close to the Edge

Músicas:
1. Close To The Edge :)
2. And You And I :)
3. Syberian Khatru :


YES - Close to the Edge - Análise do album
YES - Close to the Edge - resenha do album






 
  • <- Site confiável para apostar em futebol online
     
  • YES - Relayer - análise do álbum   ->



  • v.2.0 -11

    Outros posts interessantes:

      > Como limpar e proteger o Windows de vírus

      > Comprar ingressos UFC 159 Jon Jones X Chael Sonnen

      > Neve em cidades do Brasil

      > Investir em ações da Petrobras é seguro ?

      > Aeroporto de Porto Alegre - o pior de todos



    Serviço de otimização / marketing de sites

    Contato

    Blogs: Blog de Moda  *   Dicas de Viagem   *  Alugar avião privado  *   Blog do Alexandre  *   Blog do Luxo  *   Alex   *   Punta del Este   *   Sushi Delivery São Paulo   *